sábado, 25 de julho de 2009




Escola Municipal Padre José Dilson Dórea

A ESCOLA QUE PENSA EM VOCÊ!




POESIA: A CHAVE DA CRIATIVIDADE
Há duas maneiras de viver sua vida. Uma é achar que nada é um milagre . A outra é achar que todas as coisas são um milagre. (Albert Einstein)
Vale tudo com a poesia
As atividades com poesia são usadas da pré-escola ao segundo grau. Auxiliam na alfabetização, elevam a auto-estima das crianças e ampliam o conhecimento de gramática e das estruturas básicas da língua portuguesa.
Obras de poetas consagrados podem ser desmontadas e reescritos, sem solenidade. Versos e poemas já feitos podem ser usados como ponto de partida para os alunos desenvolverem o próprio estilo. Os exercícios de poesia podem ser individuais ou coletivos, com os devidos ajustes para cada série. As crianças adoram inventar rimas, enquanto os adolescentes preferem os versos livres. A rima não pode ser uma camisa-de-força. Algumas vezes, mais importante que rimar é buscar a sonoridade das palavras, procurando acentuar o significado e as emoções que se deseja passar.
As três etapas para desenvolver a escrita
1- Pôr as emoções para foraO primeiro passo é a chamada sensibilização. Motivadas pelo professor, as crianças procuram aguçar os sentidos e trazer à tona as emoções mais profundas e pessoais, que serão fundamentais para elaborar os poemas. Elas mexem com giz de cera, tintas, argila ou papel machê. Fazem desenhos ou esculturas de flores, vulcões, animais. O tema é livre.

2- Associar palavrasNa fase seguinte, a da expressividade, os alunos escrevem palavras que vêm à mente, inspiradas pelo desenho ou pela escultura. Com base nessa lista, montam o poema. O professor sugere novas relações entre as palavras ou formas de explorar as sensações sugeridas pelo texto. Os alunos devem se sentir livres para buscar associações incomuns entre as idéias.

3- Melhorar o texto com a classeNa etapa final, a avaliação, cada criança lê silenciosamente a poesia que fez. O professor escreve um dos textos no quadro-negro, com a autorização do aluno, e solicita sugestões de palavras ou trechos que possam ser substituídos ou acrescentados. Em seguida, com sua orientação, as crianças reescrevem os próprios textos. A leitura de algumas poesias em voz alta para a classe encerra a atividade.

UM ABRAÇO! PROF: SANDRA PINHEIRO.

E.M.PADRE JOSÉ DILSON DÓREA

Nenhum comentário:

Postar um comentário